O profissional Murilo Gun, que atualmente realiza palestras e cursos voltados ao empreendedorismo e criatividade, fala sobre a importância do email marketing. Gun foi um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal e publicou dois livros sobre internet.
1. Ter um grande alcance
Os provedores gratuitos (Hotmail, Gmail, Yahoo!, BOL, etc) não foram projetados para enviar e-mails em massa. Por isso, há um limite de destinatários por envio, normalmente em torno de 50 a 100 destinatários por mensagem. Isso naturalmente o impede de atingir o seu público completo, caso tenha uma lista acima de 1.000 clientes, por exemplo. Com uma ferramenta profissional de email marketing, você conseguirá entregar uma quantidade elevada de emails em poucos minutos, com a garantia de que os provedores não irão bloquear a entrega. As ferramentas profissionais podem gerenciar facilmente listas de grande porte e garantir a entrega de todos estes e-mails de forma consistente e confiável.
2. Entrega muito mais consistente
Os provedores atualmente são muito inteligentes. Eles percebem quando alguém tenta fazer envios em massa a partir de uma estrutura “não-profissional”. Então se você estiver fazendo isso, a maior parte dos provedores dos seus clientes com certeza irá filtrar a mensagem, classificando-a como “spam” ou “suspeita”. Isso simplesmente aniquila suas chances de retorno. Lembre-se: email não lido é dinheiro jogado fora!
3. Conteúdo muito mais completo
Quando você tenta enviar emails a partir do Gmail, por exemplo, um email que contém imagens precisará ser enviado com anexo. Esta é uma péssima prática, pois, a pessoa terá primeiro que perceber a existência de um anexo, depois precisa clicar nele e, só assim visualizará. Mas vai parar por aí! Ela não terá como clicar e ser direcionada para o seu site. E isso é péssimo! Com uma ferramenta profissional, as suas imagens não irão em anexo. Elas aparecerão no corpo do e-mail, incorporadas, sem exigir que sejam baixadas e carregarão automaticamente. E o melhor de tudo: você poderá deixar todas elas clicáveis, ou seja, cada uma poderá ser clicada e ir para uma página diferente! Tudo isso se configura através de codificação HTML. Mas se você não entende nada de HTML, não se preocupe: a maioria das ferramentas profissionais de email marketing possuem modelos de campanhas prontos em HTML, em que você edita apenas os textos e as imagens, sem ter que programar nada no código! E caso você queira enviar e-mails apenas com texto, também pode, com o diferencial de que conseguirá fazer links em partes do texto para o seu site, de modo simples e prático.
4. Relatórios detalhados em tempo real
Outro grande problema de tentar enviar e-mails em massa de modo amador é a falta de relatórios de desempenho! Do que adianta você enviar um e-mail para várias pessoas e não saber quantas abriram, quantas clicaram, quem abriu, quem clicou, onde clicou e mais?
5. Seus emails não vão para a blacklist
Ao utilizar a ferramenta de email marketing, você garante que seus endereços de email de uso diário não entrem na blacklist. Assim, não há bloqueio de usuários, nem preocupações com a reputação de e-mails pessoais.